quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Síndrome Carcinóide - by Fábio Soares

- Os tumores carcinóides são  tumores neuroendócrinos relativamente raros, mais comumente, provenientes das células cromafins do trato gastrointestinal. A incidência é ~ 1 em 100 000 da população geral. Elas geralmente crescem lentamente ao longo do ano, normalmente não causando nenhum sintoma até se tornarem grandes ou metastizarem.


- Os tumores carcinóides de origem intestinal podem secretar grandes quantidades de substâncias vasoativas, incluindo 5-hidroxitriptamina (5 -HT), taquicininas e prostaglandinas. Estas são largamente inativada pelo fígado. A síndrome carcinóide ocorre quando as células tumorais metastizam para o fígado, onde as substâncias vasoativas produzidas são capazes de atingir a circulação sistêmica através da veia hepática. Clinicamente, é caracterizada por rubor, diarréia e broncoespasmo.


- Mais de 20% dos pacientes com síndrome carcinóide apresentam-se com doença cardíaca (DCC) no momento do diagnóstico. A DCC é notavelmentebem tolerada inicialmente. Os pacientes podem manter-sem em CF I da NYHA a despeito de graves lesões orovalvares do lado direito. Eventualmente os sinais e sintomas de insuficiência cardíaca direita aparecem com o progredir da doença.
- Achados Ecocardiográficos:
  •  Classicamente, tanto as cúspides das valvas pulmonar e tricúspide quanto o seu aparelho subvalvar correspondente estão espessados. Eventualmente, as cúspides se retraem, permanecem fixas e não coaptam deixando a valva em uma posição semiaberta. Funcionalmente, ocorre uma combinação de insuficiência com estenose.

  •  A valva tricúspide está envolvida em praticamente todos os casos de DCC, com ou sem envolvimento da valva pulmonar. Na verdade, é a combinação destas lesões que cria determina o maior comprometimento hemodinâmico. A estenose pulmonar pode agravar a insuficiência tricúspide, e inversamente, a gravidade da estenose pulmonar pode ser subestimada por causa do baixo débito cardíaco e devido ao grande volume regurgitante tricúspide.
  • As lesões do lado esquerdo ocorrer em até 15% de todos casos. O desenvolvimento é caracterizado por espessamento difuso das valvas bem como do seu aparato e é geralmente menos grave que do lado direito. A serotonina é  inativada, uma vez que passa pelo parênquima pulmonar. Portanto, havedo envolvimento do lado esquerdo deve-se pensar em forame oval patente, carcinóide broncogênco ou altos níveis circulantes de substâsncias vasoativas.
  • Derrame pericárdico discreto ocorre em cerca de 10% dos casos. Metástases miocárdicas são raras.

3 comentários:

  1. Fabio, os casos postados com respectivos comentários são sempre de grande utilidade prática. ainda hoje realizei um Eco sugestivo de envolvimento cardíaco por S. carcinóide e o "poderoso" Google listou seu blog. Parabéns!
    Roberto Dultra
    Itabuna-Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom caro Roberto! Estaremos providenciando algo bem maior para o departamento de ecocardiografia/ imagem cardiovascular da Bahia! Aguardemos notícias

      Excluir
  2. Olá, querido, gostaria de saber mais sobre esse assunto porque trabalharei com um educando portador dessa síndrome... Se puder gostaria de saber mais desse assunto, onde encontro??? Podendo me oriente!!!

    ResponderExcluir