segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Variantes da normalidade - by Fábio Soares


- A rede de Chiari foi descrita pela primeira vez em 1897 em uma série de autópsia do Dr. Chiari.
a. Panidis I, Kotler M, Mintz G, et al. Clinical and echocardiographic features of right atrial masses. Am Heart J 1984;107:745-58.
- Prevalência de 2-3% na população geral
- Remanescente embriológico em formato de rede, formado por um número variável de estruturas filamentosas.
- Movimento característico em "chicote"
- Estende-se da crista terminalis à valva de Eustáquio ou ao assoalho do átrio direito.
- Pode ser fonte de trombos ou de vegetações em casos de endocardite



- Válvula de Eustáquio é outro remanescente embriológico que se origina do endocárdio da borda anterior da veia cava inferior.
- Na circulação fetal, a válvula de Eustáquio dirige o sangue oxigenado da veia cava inferior através do septo interatrial para as câmaras esquerdas. Esta estrutura geralmente regride, mas pode permanecer proeminente e ser confundida com outras massas.

2 comentários:

  1. Ambos remanescentes embriológicos citados não costumam possuir significado clínico, entretanto, além de serem possíveis sítios de endocardite, quando proeminentes podem direcionar o fluxo que chega através da veia cava inferior no átrio direito para o septo inter-atrial e desta maneira favorecem a persistência de forame oval e formação de aneurisma de septo. Por sua vez, quando presente, o fluxo via forame oral patente pode levar a casos de embolia paradoxal.

    A associação entre rede de Chiari e FOP foi ilustrada em estudo alemão publicado em 1995 que analisou o eco TE de 1436 pacientes subsequentes. Neste trabalho a rede de Chiari foi encontrada em 29 pacientes (2%), destes 24 (83%) possuíam FOP e 7 (24%) possuíam aneurisma de septo inter-atrial. A incidência da rede de Chiari foi maior em pacientes submetidos a eco TE solicitados para investigação de AVC criptogênico (4.6%) quando comparada a outros motivos para solicitação deste exame (0.5%).

    Apenas por curiosidade científica é interessante registrar que o descritor da rede de Chiari o patologista austríaco Hans Von Chiari é o mesmo autor que colaborou para descrição da síndrome de Budd-Chiari e de Arnold-Chiari. O cidadão não usava eco mas diagnosticava bem dissecando.

    Rafael Freitas

    Referência:
    Schneider et al, J Am Coll Cardiol, 1995; 26:203-10

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria essa! Eu descobri a pouco tempo que tenho que tenho rede de Chiari este assunto é muito pouco discutido e até os médicos na qual passei não souberam me explicar com precisão os riscos que isso poderia me proporcionar e qual acompanhamento é necessário.

    ResponderExcluir