sábado, 14 de agosto de 2010

Síndrome de Yamagushi + Degeneração caseosa do anel mitral - by Fabio Soares



Cardiomiopatia Hipertrófica Apical é uma variante relativamente rara de HCM. Descrita pela primeira vez no Japão, corresponde de 13% a 25% dos casos de CMH no Japão. No entanto , é visto com muito menos frequência em outras populaçõe.
- Yamaguchi H, Nishiyama S, Nakanishi S, Nishimura S. Electrocardiographic, echocardiographic and ventriculographic characterization of hypertrophic non-obstructive cardiomyopathy. Eur Heart J 1983;4 Suppl F:105–19

Apesar de um prognóstico relativamente bom para CMH apical , as observações de longo prazo têm ocasionalmente incluídos morte súbita cardíaca, arritmias graves, infartos e apical com aneurismas apicais.

A presença de calcificação do anel valvular mitral é um achado ecocardiográfico frequente, em especial em mulheres com mais de 60 anos. A calcificação do anel mitral resulta de um processo crónico e degenerativo, acompanhando-se frequentemente de fibrose da válvula mitral e envolvendo principalmente o folheto posterior e o anel mitral. Considera-se uma forma de expressão de aterosclerose, com factores de risco
idênticos aos identificados para a doença coronária e vascular.
- De Conti F, Corbetti F, De Conti G, et al. Unusual tumor-like calcification of the mitral annulus: diagnosis and tissue characterization by ultrasound, computer tomography and magnetic resonance imaging. Ital Heart J. 2005 Feb; 6(2): 160-3. 
 
 A calcificação do anel mitral pode ser detectada ecocardiograficamente em 25% dos indivíduos que tiveram
um AVC, embora seja questionável a sua ligação directa com o fenómeno embólico.
- Jesperson CM, Egeblad H. Mitral annulus calcification and embolism. Acta Med Scand 1987; 222: 37-41

Nenhum comentário:

Postar um comentário