segunda-feira, 6 de junho de 2011

Resposta do Caso encaminhado por Dr. Carlos Frederico

Há alguns dias, Dr. Carlos Frederico, me encaminhou traçados de um Teste Ergométrico de uma paciente jovem, sem comorbidades.

Bloqueio AV 2:1? Aparecimento de onda U?


A onda U é o último e inconstante fenômeno do ciclo elétrico cardíaco, aparecendo logo após a onda T e tendo polaridade semelhante a esta, com amplitude normal de até 25% da T. A inversão da onda U ou seu aumento pode corresponder a situações patológicas como predisposição a arritmias e isquemia miocárdica.

A sua origem ainda é controversa, tendo como principais hipóteses a repolarização do sistema His-Purkinge (mais aceita), a repolarização tardia dos músculos papilares e como atividades das células M.

Especificamente no teste ergométrico, é sabido que a onda pode alterar nos pacientes coronarianos.

Analisadas preferentemente no pós-esforço imediato, as ondas U proeminentes e positivas, podem ser relacionadas à doenças na artéria circunflexa e quando invertidas, sugerem a presença de doença na descendente anterior.

Apesar da elevada especificidade, a baixa sensibilidade das alterações na onda U limita sua ampla utilização como critério de isquemia miocárdica, sendo que a II diretriz da SBC sobre teste ergométrico, informa que ainda se faz necessário um maior número de estudos para esclarecer o seu real significado.

No presente caso, pode-se diferenciar a onda U de uma onda P bloqueada observando-se a morfologia diferenciada em relação a onda P normal da paciente.

Por se tratar de uma paciente jovem, que tolerou bem o esforço e não apresentou sintomas, foi optado por não realizar maiores investigações.

Referências:

1- Pastore CA, Pinho C, Germiniani H, Samesima N, Mano R, et al.
Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Análise e Emissão de Laudos Eletrocardiográficos (2009). Arq Bras Cardiol 2009;93(3 supl.2):1-19

2- Meneghelo RS, Araújo CGS, Stein R, Mastrocolla LE, Albuquerque PF, Serra SM et al
Sociedade Brasileira de Cardiologia. III Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Teste Ergométrico. Arq Bras Cardiol 2010; 95(5 supl.1): 1-26

3- Marcelo Tetsuo Ikegami, Ricardo Cairo de Camargo, Luciano Jorge Alves, Fernando Sampaio, Hudson Hübner França. Análise da onda U do eletrocardiograma: sua presença, características e correlação com situações clínicas. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba ISSN (impresso) 1517-8242 (eletrônico) 1984-4840, v. 1, n. 2 (1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário