terça-feira, 12 de abril de 2011

Síndrome de Takotsubo - by Fábio Soares

- A Cardiomiopatia de Takotsubo (MTC) é uma síndrome cardíaca transitória que envolve acinesia apical do ventrículo esquerdo e simula a síndrome coronária aguda (SCA). Foi descrita pela primeira vez no Japão em 1990 por Sato et al. Os pacientes geralmente apresentam dor precordial, elevação do segmento ST, elevação dos marcadores de necrose miocárdica compatíveis com infarto do miocárdio. Caracteristicamente, a coronariografia não evidencia doença aterosclerótica significativa.

- Os critérios modificados da MayoClinic para o diagnóstico de miocardiopatia de Takotsubo pode ser aplicado a um paciente no momento da apresentação e devem conter todas as quatro aspectos:

     • Hipocinesia transitória, discinesia ou acinesia dos segmentos médios do ventrículo esquerdo com ou sem envolvimento apical; as anormalidades de movimento regional de parede se estendem além de uma distribuição epicárdica vascular único, um gatilho, muitas vezes é estressante, mas nem sempre presentes.
     • Ausência de doença coronária obstrutiva ou evidência angiográfica de ruptura aguda de placa
     • Anormalidades eletrocardiográficas nova (elevação do segmento ST e / ou inversão de onda T) ou modesta elevação ndos níveis de troponina
    • Ausência de feocromocitoma ou miocardite
Kawai S, Kitabatake A, Tomoike H. Guidelines for diagnosis of takotsubo (ampulla) cardiomyopathy. Circ J. Jun 2007;71(6):990-2.

- A exata etiologia da cardiomiopatia de Takotsubo  ainda é desconhecida, mas várias teorias têm sido propostas e estão sendo investigadas. Estas incluem o espasmo de múltiplos vasos da árvore coronária, disfunção microvascular, ineficiência no metabolismo dos ácidos graxos do miocárdio, síndrome coronariana aguda com injúia de reperfusão, e microinfartos ou stunning miocárdico induzido por catecolaminas endógenas.

- As porções apicais do VE têm as maiores concentrações da inervação simpática encontradas no coração e pode explicar o motivo pelo qual o excesso de catecolaminas determina as alterações da contratilidade segmentar.
Dorfman TA, Iskandrian AE. Takotsubo cardiomyopathy: State-of-the-art review. J Nucl Cardiol. Jan-Feb 2009;16(1):122-34.


- Estudos têm relatado que 1,7-2,2% dos pacientes que tinham suspeita de síndrome coronariana aguda foram posteriormente diagnosticados com cardiomiopatia de Takotsubo.

- As complicações agudas ocorrem em aproximadamente 20% dos pacientes, incluindo choque cardiogênico, insuficiência cardíaca, edema pulmonar, arritmias, formação de trombo ventricular, ruptura da parede livre do ventrículo esquerdo, e morte. Estimativas das taxas de mortalidade variaram 1-3,2%.

- Os pacientes são tipicamente asiáticas ou do Cáucaso. Em uma revisão de literatura de casos em que a raça foi referida 57,2% eram asiáticos, 40% eram brancos e 2,8% eram de outras raças. Quase 90% dos casos relatados envolvem mulheres na pós-menopausa. Revisão da literatura relatam uma média de idade do paciente de 67 anos, embora os casos ocorreram em crianças e adultos jovens
Donohue D, Movahed MR. Clinical characteristics, demographics and prognosis of transient left ventricular apical ballooning syndrome. Heart Fail Rev. Dec 2005;10(4):311-6



Gianni M, Dentali F, Grandi AM, Sumner G, Hiralal R, Lonn E. Apical ballooning syndrome takotsubo cardiomyopathy: a systematic review. Eur Heart J. Jul 2006;27(13):1523-9.

3 comentários:

  1. O SEU BLOG ESTÁ ÓTIMO FÁBIO.
    Interessante é que já tem relatos do Takotsubo invertido, onde temos um padrão de contratilidade oposto ao Takotsubo clásico, com acinesia de regiões basais e ápice preservado, porém com quadro clínico e angiográfico semelhante. Sinônimos surgiram como: coração partido, coração do estresse, balonamento apical.
    Porém o diagnóstico só poderia ser firmado após a completa recuperação da contratilidade ventricular, fato que pode levar 4 a 6 semanas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Moisés!
    Exatamente! Vale ainda ressaltar que a elevação de Troponina e CKMB são discretas, desproporcionais aos achados ecocardiográficos. Além disso, devido a hipermotilidade das porções basais (de maneira compensatória), pode ocorrer obstrução dinâmica da via de saída do VE tal qual na cardiomiopatia hipertrófica. A resolução costuma ocorrer em 1-4semanas. Em sua homenagem, coloquei um gif do Takotsubo reverso no post. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Em 2009 foi diagnosticada doença do coração partido após 21 dias de internação,eletro com bloqueio de rambo esquerdo,e espera que o coração melhorasse no máximo em quatro meses, o que não ocorreu. O meu coração continua muito grandeinsuficiência cardíaca severa) com ijeção abaixo de 31 por cento. Tenho 52 anos e meu nome é Isis berlitz. Me trato com os Doutores





    Eduardo Barbosa,Danilo Bueno e Carlos Delmar Ferreira. Peço que se hover alguma luz para o meu caso me indique. Moro em Porto Alegre

    ResponderExcluir