segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fenômeno da Cavitação - by Fábio Soares

O fenômeno de cavitação é a rápida formação de microbolhas em meio líquido devido a uma redução local da pressão a níveis abaixo da pressão de vapor sendo bastante similar a ebulição. A 1 atmosfera, a água entra em ebulição a 100oC. Quando a pressão cai, o ponto de ebulição também cai. Assim, a cavitação é o processo no meio líquido onde o ponto de ebulição é alcançado não por aumento da temperatura, mas por diminuição da pressão.




Em uma prótese metálica, por um momento, quando os discos se aproximam, o sangue é "espremido" gerando uma zona de baixa pressão enrtre a superfície oclusora e a superfície de sustentação, favorecendo a ocorrência da cavitação.

Uma outra hipótese para queda  da pressão e possibilitar a cavitação está no núcleo do vórtice. A pressão cai porque a velocidade aumenta para o centro do vórtice do fluxo transprotético.
Se os eventos envolvidos no fechamento da prótese valvar podem gerar zonas de baixa pressão suficientes para haver a cavitação, é provável que isso pode danificar a estrutura da prótese e as céluas sangüíneas circunvizinhas, aumentando o risco de eventos tromboembólicos.

Um comentário: