quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Onda L - by Fábio Soares

E alguém ainda lembra da onda L?




- A diástase compreende o período da diástole entre as fases de enchimento precoce e tardia, sendo muitas vezes assumida como quiescente. Em alguns casos, um  gradiente transmitral positivo está presente durante a diástase, freqüentemente observadas durante a análise do Doppler mitral como onda"L". Graficamente, corresponde a uma curva positiva ocorrendo entre as ondas E e A,  determinando um padrão trifásico ("fluxo da médio diástole" - FMD).

- A diástole é um processo complexo e incompletamente compreendida  envolvendo elementos ativos e passivos. Didaticamente é dividida em fases: relaxamento isovolumétrico, enchimento ventricular esquerdo precoce,  diástase e enchimento ventricular esquerdo tardio (devido à contração atrial esquerda). Seguindo a fase de enchimento inicial, as pressões do AE e VE se equilibram, e praticamente cessa o fluxo mitral. Em alguns indivíduos jovens normais, o relaxamento ativo do VE é determinado por um recoil pronunciado  (untwist) que cria uma "avenida" para a sucção do VE levando ao início de enchimento do VE. Este fenômeno , determina uma rápida queda dapressão do AE e aumeto da pressão do VE, com uma inversão transitória do gradiente AE/VE. Quando o átrio recebe o fluxo dasveias pulmonares, ocorre reestabelecimento do gradiente AE/VE e o fluxo mitral é reacelerado na médio-diástole.

- Na presença de alguma patologia miocárdica, essa aspiração vigorosa deixaria de ocorrer e não seria suficiente para ocorrência deste fluxo na médio-diástole, e portanto da onda L. Uma hipótese seria que o retardo acentuado do relaxamento ativo do VE pode promover o FMD, diminuindo a pressão diastólica do VE durante a diástase. Mas a maioria dos trabalhos, relaciona o FMD com as pressões de enchimento do VE elevadas e sobrecarga volumétrica, determinando mais um efeito "push" (aumento da rigidez atrial) que um efeito "pull"(sucção do VE).



Recommendations for the Evaluation of Left Ventricular Diastolic Function by Echocardiography
Journal of the American Society of Echocardiography February 2009

Middiastolic flow is an important signal to recognize. Low velocities can occur in normal subjects, but when increased (20 cm/s), they often represent markedly delayed LV relaxation and elevated filling pressures.



Ha JW, Oh JK, Redfield MM, Ujino K, Seward JB, Tajik AJ. Triphasic mitral inflow velocity with middiastolic filling: clinical implications and associated echocardiographic findings. J Am Soc Echocardiogr 2004;17: 428-31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário