sábado, 4 de setembro de 2010

Síndrome Hepatopulmonar - Vc sabia? by Fábio Soares

- O diagnóstico da Síndrome Hepatopulmonar (SHP) requer a presença da tríade de doença hepática avançada; vasodilatação difusa do leito intrapulmonar e hipoxemia, resultante de troca gasosa anormal (hematose).

- Prevalência de SHP varia de 4-29% em pacientes com doença hepática em estágio final. Taxa de mortalidade de 41% em 2 anos. Transplante hepático é a única terapia para SHP e resulta em melhora da hematose e normalização da oximetria em 85% dos casos.

- Hipoxemia grave permanece como contraindicação ao  transplante hepático devido a alta taxa de mortalidade e risco de hipertensão pulmonar no pós-operatório, hemorragia intracraniana e VM prolongada.


- Com o paciente em pé, ocorre a redistribuição gravitacional do fluxo sangüíneo pulmonar para as zonas pulmonares inferiores. A dilatação da microvasculatura pulmonar na SHP afeta preferencialmente estas zonas, havendo aumento do shunt E-D com consequente desproporção da ventilação. Esta é a justificativa para o quadro de Platpnéia Ortodeoxia
- Ecocardiograma é o exame de screening mais comumente utilizado, uma vez que apresenta maior sensibilidade quando comparada com a cintilografia com macroagregados de albumina. Após 3 batimentos, se o contraste aparece nas câmaras esquerdas, sugere a presença de shunt E-D. Sua graduação varia na literatura, sendo esta a mais utilizada (pelo menos a que mais encontrei):
   Grau 1, passagem de pequena quantidade de microbolhas para o ventrículo esquerdo (<5)
   Grau 2, passagem moderada de microbolhas para o VE (5-20)
   Grau 3, passagem de grande número de microbolhas, mas sem delinear o endocárdio do VE (>20)
   Grau 4, passagem de grande número de bolhas com nítido delineamento do endocárdio do VE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário