segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Hipertensão Pulmonar Esquistossomótica - Saiba mais... - by Fábio Soares

Paciente feminina, 56 anos, portadora de Esquistossomose hepato-esplênica, sem acompanhamento médico regular, admitida na unidade de emergência com quadro de anasarca e dispnéia progressiva aos esforços.
ACV: Ritmo cardíaco irregular em 3 tempos à custa de B3,  P2 hiperfonética; sopro sistólico 3/6 em REE
ECG: sobrecarga de câmaras direitas









- A esquistossomose ocupa lugar de destaque entre as causas de HP no Brasil, onde se estima que existam 8 a 10 milhões de indivíduos parasitados.
- A prevalência de cor-pulmonale varia de 1% a 5% de todos os casos infectados e é ainda maior entre os pacientes com a forma hepato-esplênica. Em um estudo anatomopatológico, a prevalência da forma hepato-esplênica associada à HP chegou a 7,7%
    Gonçalves E, Fonseca A, Pittella J. Frequency of schistossomiasis mansoni, of its clinicopathological forms and of the ectopic locations of the parasite in autopsies in Belo Horizonte, Brazil. J Trop Med and Hyg. 1995;98:289-95.
   Barbosa MM, Lamounier JA, Lambertucci J. Cardiopul-monary involvement in schistosomiasis. Arq Bras Cardiol. 1995;65(4):343-8.
- A fisiopatologia da hipertensão pulmonar associada à esquistossomose ainda gera dúvidas. Com o fluxo portal, os ovos de Schistosoma podem se implantar nas vênulas hepáticas, levando a formação de granulomas e fibrose periportal com hipertensão portal subseqüentes. Na presença de hipertensão portal, derivações porto-cava tornm-se patentes, e os ovos fluem para os capilares pulmonares, onde se alojam.
- Trabalho clássico de Shaw e Ghareeb  enfatizou o papel mecânico dos óvulos na obstrução vascular.
- No entanto, mais tarde estudos forneceram evidências de que a obstrução mecânica não era o único fator relacionado ao desenvolvimento de HP, sugerindo que a inflamação e um desequilíbrio de substâncias envolvidos no controle do tônus vascular têm um papel importante na gênese da a vasculopatia.

Recomendo:

Classificação e avaliação diagnóstica da hipertensão pulmonar
Jornal Brasileiro de Pneumologia  2005 - Vol. 31 - Supl. 2

Pulmonary Hypertension in Schistosomiasis; Lapa et al Circulation March 24, 2009

Um comentário: