segunda-feira, 4 de março de 2013

Valvotomia Percutânea Aórtica - by Fábio Soares


 
 
7.3.4. Valvuloplastia Aórtica com Cateter-balão (VACB).

A VACB é um procedimento no qual um ou mais balões são colocados através da valva aórtica e inflados com a finalidade de reduzir a gravidade da estenose aórtica. Ocasiona a fratura do cálcio depositado nos folhetos valvares, com alargamento do ânulo aórtico e separação das comissuras.
 

Apesar das altas taxas de possíveis complicações (cardiovasculares e neurológicas), os resultados imediatos normalmente produzem quedas moderadas dos gradientes transvalvares com melhora sintomática, mas com apenas um pequeno aumento da área valvar, o que determina altas taxas de reestenose e pobre resultado em médio e longo prazos

 

A VACB nunca se firmou como um substituto à CVAo, e até o advento do implante valvar aórtico percutâneo sua indicação vinha sendo muito restrita. Todavia, nessa circunstância, sua utilização adjunta é recomendada, devendo, por protocolo, preceder o implante valvar aórtico percutâneo.
 
O procedimento ainda é considerado como "ponte" para cirurgia em pacientes hemodinamicamente instáveis sem condições cirúrgicas, ou, ocasionalmente, como medida paliativa em pacientes com contraindicação à cirurgia valvar. Tem, ainda, potencial para uso como ponte para o implante percutâneo valvar aórtico .
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário