domingo, 25 de novembro de 2012

O fim da saga do ECG - by Fábio Soares

Resumo do caso:

Paciente masculino, 56 anos, HAS, sem outras comorbidades previamente diagnosticadas, sem uso de medicação, admitido na unidade de emergência com desconforto mal caracterizado em tórax e palpitações iniciadas há 1 hora. O ECG inicial evidenciava taquicardica regular com QRS largo e padrão de BRD ( ECG 1 ).
 
Plantonista da unidade de emergência decidiu administrar Amiodarona venosa, resultando em modificação do padrão do ECG. Agora evidencia-se um ritmo taquicárdico com freqüência mais baixa, irregular e com QRS estreito, sugestivo de Fibrilação atrial com RV elevada.
 
Neste momento, fui comunicado do caso, tendo visto somente este ECG 2. Considerando tratar-se de FA agida, transferimos o paciente para unidade fechada, onde poder-se-ia realizar a cardioversão elétrica em ambiente menos atribulado que a unidade onde ele estava.
 
Em chegando a UTI, o ECG evidenciava ritmo taquicárdico REGULAR com QRS estreito, compatível com TPSV. Administrado Adenosina por 2 vezes, retornando ao ritmo sinusal com QRS estreito e sem distúrbios de condução, porém retornava ao ritmo de TPSV com QRS estreito.
 
Por fim, realizado manobra vagal (compressão de seio carotídeo e Valsalva imultaneamente), com manutenção do ritmo sinusal!!!
 
Infelizmente, não consgui (AINDA) o ECG pós reversão da arritmia, mas fica a promessa.
Com esta seqüência, o que me dizem os nobres colegas?

2 comentários:

  1. Nao concordo com o diagnostico de FA. Existem atividade atrial clara no ECG. As possibilidades seriam Taqui atrial, flutter ou TRN com bloqueio na via de conducao final. O fato de responder a manobras vagais e adenosina reforçam a ultima hipótese. Se tiver o resultado do EEF seria interessante saber se durante o estudo reproduziram estas alterações.

    Thais Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Thais, eu tb acho que era tpsv com aberrancia, mas apos a amiodarina ele saiu em ritmo de FA, e depois retornou a ritmo regular (?) com qrs estreito.
    A evolucao foi tpsv com aberrancia --> amiodarona --> FA com RV mais baixa--> organizacao espontanea do ritmo --> TPSV por TRN com qrs estreito (fc mais baixa) --> manobra vagal --> ritmo sinusal.
    Como diria o filosofo Chicó em o Auto da Compadecida: " num sei so sei q foi assim..."

    ResponderExcluir