sábado, 6 de agosto de 2011

Caso Clínico da Semana - by Fábio Soares

Pcte feminina, 81 anos, HAS, em investigaçãoambulatorial de tumoração em região cervical esquerda. Havia realizado biópsia excisional há 5 dias, ainda sem resultado. Procurou a unidade de emergência devido a dispnéia progressiva há 4 dias, com piora nas últimas 24 horas. Reaizou ecocardiograma que evidenciou:




3 comentários:

  1. TEP com trombos gigantes em câmaras direitas e quase ocluindo a artéria pulmonar.
    Realmente impressionante!!!
    De assustar qualquer um!!!
    A paciente só tinha dispnéia?

    ResponderExcluir
  2. Somente dispnéia... Há um detalhe. Veja que paecem 2 massas: uma aderida a valva tricúpside e outra ocluindo toda a via de saída do VD e artéria pulmonar. Será que realmente é trombo?

    ResponderExcluir
  3. Realmente este é um caso difícil , acredito que a suspeita de processo trombótico é válido, a localização em via de saída do ventrículo direito e aderência em valva tricúspide também falam a favor de invasão tumoral de câmaras direitas pela cava inferior como no caso de hipernefroma, por esta última estar livre acaba falando contra, mas não dar para excluir.
    Dentro os processos tumorais em câmaras direitas sempe é válido pensar na presença de angiosarcoma tu maligno porém como as caracteristica expostas no vídeo fala um pouco contra.
    Portanto, ainda acredito mais em processo trombótico .

    ResponderExcluir