quarta-feira, 13 de julho de 2011

Curiosidade... - by Fábio Soares

Alguém arrisca um palpite?







5 comentários:

  1. Cardiomiopatia hipertrófica assimétrica obstrutiva, e a hipertrofia do septo provoca também obstrução dinâmica do tracto de saída do VD. A parede livre do VD não parece estar hipertrofiada... Vê-se bem o SAM da mitral, e provavelmente também tem semi-encerramento sistólico da válvula aórtica (Modo M). Tem ECG?

    ResponderExcluir
  2. O ECG evidencia:
    Ritmo sinusal
    P 0,12 s
    QRS 0,08 s
    SAQRS: -10
    Sobrecarga de câmaras esquerdas.

    ResponderExcluir
  3. Sem sinais de HVE? Estranho... Mas de resto tudo parece apontar para uma Cardiomiopatia Hipertrófica...

    ResponderExcluir
  4. O que é isso Fábio? - Este é para a série o que é isso companheiro!!
    Concordo com Dr. Jorge quanto ao diagnóstico de miocardiopatia hipertrófica com obstrução dinâmica em via de saída de VE, com movimento anterior sistólico de VM. Mas, vejo tb imagem de shunt no corte transverso de vasos da base, ao Doppler, em localização de coronária esquerda, que pode corresponder a fístula coronariana(curioso e intrigante pois não há dilatação associada). Não acredito tratar-se de artefato pois o Doppler contínuo tb mostra um fluxo negativo após o fluxo da pulmonar. Uma CIV supra cristral deveria estar mais acima e tb não há em artéria pulmonar imagem ao Doppler para pensarmos em PCA e a imagem seria com fluxo holodiastólico.
    Há na literatura artigos demonstrando a associação entre miocardiopatia hipertrófica e fístulas coronarianas - sendo proposta inclusive como mais uma etiologia para dor anginosa desencadeada por estes pacientes.

    ResponderExcluir