quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Strain Bidimensional e Miocardite - by Fábio Soares

Meu amigo Moisés Moreira, perguntou:
SERÁ QUE O STRAIN É ACURADO PARA INJÚRIA DISCRETA AO MIOCÁRDIO?

O motivo da pergunta foi esse caso:
Pcte feminina, jovem admitida na unidade de emergência com dor torácica atípica apos episódio de vias aéreas superiores há cerca de 10 dias. Apresentou ECG normal e MNM elevadas, mas sem curva típica para IAM.

Ecocardiograma transtorácico: normal

RNM cardíaca: pequenas áreas de realce tardio compatível com miocardite



Realizado strain bidimensional longitudinal, o qual não mostrou alterações da deformidade miocárdica em todas as paredes, com srain global e segmentar preservados.

Moisés levantou a seginte questão: "Será que se realizado o srain radial, teríamos encontrado alguma alteração?" (não foi realizado por limitação do aparelho)






Vamos aos fatos (à luz da Medicina baseada em evidência)

- No infarto do miocárdio, a distribuição do comprometimento do strain, revela a extensão da necrose: um infarto transmural é caracterizada pela redução do strain longitudinal, circunferencial e radial, enquanto que na necrose subendocárdica apenas o strain longitudinal e radial estão reduzidos, enquanto a deformação circunferencial está preservada.

- Na miocardite aguda focal, no entanto, a lesão miocárdica é principalmente circunscrita às camadas subepicárdica, sem estar necessariamente associada a alterações da  contratilidade segmentar. Mas e quanto a deformidade (strain)? Há alguma resposta?

 Alguns trabalhos  sugerem que os Strain Longitudinal e Circunferencial costumam estar alterados em pctes com miocardite aguda com contratilidade preservada mas com evidências de dano subepicárdico à RNM (realce tardio) Particularmente, o strain longitudinal costuma estar reduzido em todo o miocárdio independente da presença de dano subepicárdico, embora segmentos com realce tardio tenham maior comprometimento do strain que as áreas sem. Strain circunferencial costuma estar reduzido naqueles segmentos com realce tardio com extensão >25% da parede.

Sugiro:
Myocardial Deformation in Acute Myocarditis With Normal Left Ventricular Wall Motion
Circulation Journal Vol.74, June 2010Strain Doppler echocardiography can identify longitudinal myocardial dysfunction derived from edema in acute myocarditis. 280



International Journal of Cardiology 126 (2008) 279

Nenhum comentário:

Postar um comentário