domingo, 20 de maio de 2012

Caso Clínico da Semana - by Fábio Soares

Comentário do Caso:
    A partir do corte longitudinal, identificamos duas das três hastes de sustentação . A posição em que a valva é fixada no anel mitral, frequentemente, deixa uma das hastes se projetando para a VSVE. A presença desta haste, embora geralmente não cause obstrução, quando muito proeminente, pode causar turbulência sistólica na VSVE e vibrações ou fechamento parcial das cúspides aórticas.
Rev bras ecocardiogr imagem cardiovasc. 2011;24(3):58-83

Paciente masculino, 65 anos, no 5o PO de implante de prótese tecidual em posição mitral (apresentava IM grave por PVM), encontrava-se assintomático em unidade aberta, quando apresentou pré-síncope durante fisioterapia motora.


 Fluxo Transprotético


Gradiente AE/VE

Fluxo VSVE

Gradiente VE/Ao

4 comentários:

  1. Há gradiente VE-AO por obstrução de vsve com um VE hiperdinâmico(compensatório? X O paciente encotrava-se bem hidratado?).
    Não arriscaria uma reintervenção sem tentar medidas clínicas.

    ResponderExcluir
  2. Creio que o gradiente na VSVE deve-se à haste da prótese tecidual mitral, que está mal-posicionada, gerando a estenose na VSVE. O gradiente observado em repouso, 51mmHg (pico) e 29mmHg (médio), intensificou-se com a fisioterapia motora, sendo a provável causa da pré-síncope.
    Acrescente-se o alto gradiente diastólico através da prótese (18.7/10.5), que pode ser representativo de uma prótese mal-posicionada. Entra como diagnóstico diferencial: prótese sub-dimensionada ou presença de trombo entre os folhetos.
    André Almeida

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os dois comentários acima,porém caso o aspecto dos folhetos mitrais fossem normais com boa abertura e sem trombos não me preocuparia muito com esse gradiente médio de 10(habitual ate 7mmhg porém um estado hiperdinamico pôs-operatório dor na FO,anemia e desidratação poderiam explicar esse gradiente aumentado).Em relação a VAo qual o gradiente pre-operatório ?Era um válvula normal ou já existia lesão valvar?Tonnison

    ResponderExcluir
  4. O gradiente médio da PT mitral , apesar da anemi e da taquicardia do PO, ainda são compatíveis com a marca e perfil da prótese. Não havia imagens sugestivas de trombo nos folhetos.
    O gradiente transvalvar aórtico pré-operatório não era significativo.

    ResponderExcluir